17 de fevereiro de 2021

O poder anti-inflamatório dos alimentos

Nutricionista indica estratégia de consumo e opções que auxiliam na redução da inflamação

O cuidado com a saúde continua sendo uma das prioridades da população, principalmente devido à pandemia do novo Coronavírus. E é a partir da alimentação que este cuidado pode e precisa ser reforçado. Quem procura ter uma vida saudável já deve ter se deparado com uma lista repleta de alimentos conhecidos como inflamatórios. Mas você sabia que há um grupo de alimentos que podem auxiliar na redução deste processo?
Segundo a nutricionista e consultora da Gaea Elementals, Karla Maciel, alimentos como cúrcuma, gengibre, ervas como a menta, frutas com destaque à acerola e uva, e a semente de chia contam com alto poder anti-inflamatório. “A combinação dos nutrientes de cada um deles reflete numa excelente estratégia nutricional para reduzir o processo inflamatório. E a inclusão dos shots funcionais é ideal neste caso porque é um benefício otimizado”, indica a nutricionista.

Entenda o papel de cada um desses elementos redução da inflamação:
Cúrcuma
A cúrcuma é conhecida por ser usada na Índia e na China para tratamentos médicos de doenças dermatológicas, infecções, estresse e depressão. Os seus efeitos sobre a saúde são geralmente associados ao seu principal polifenol, cor de laranja, chamado de curcumina. Ela é conhecida por ter efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios e, por isso, exerce um papel importante como auxiliar na prevenção e no tratamento de algumas doenças.
Dentre os seus mecanismos anti-inflamatórios, a nutricionista destaca a ação na cascata do ácido araquidônico, conhecida também como cascata da inflamação, na qual a curcumina reduz a inflamação de baixo grau, responsável pelo desenvolvimento de doenças.

Acerola
A acerola é uma das maiores fontes de vitamina C. O seu teor é 20 vezes maior do que de outras frutas cítricas, como a laranja e o limão. Além disso, ela apresenta diversos compostos fenólicos, como os flavonoides, as antocianinas, os carotenoides e os polifenóis, que apresentam poder anti-inflamatório natural. Com diferentes mecanismos de ação, que vão desde a inibição de vias de inflamação até o aumento de citocinas anti-inflamatórias, a acerola é considerada uma fruta que auxilia na resposta eficiente do organismo frente a processos inflamatórios e patológicos.

Gengibre
O gengibre é um tempero comum conhecido pelas suas propriedades terapêuticas comprovadas, graças à rica composição de compostos fenólicos, terpenos, polissacarídeos e o mais conhecido polifenol, chamado de gingerol, capaz de inibir a indução de genes envolvidos na resposta de inflamação, fazendo com que ocorra uma inibição da produção de citocinas pró-inflamatórias, ou seja, aquelas que potencializam os efeitos prejudiciais de um alto processo inflamatório no corpo. Investigações científicas, feitas por Askarki et al. (2020), demonstram que o gengibre desempenha múltiplas atividades biológicas, principalmente papéis anti-inflamatório e antioxidante.

Semente de chia
A semente chia possui alto teor do ácido graxo α-linolênico, tornando a semente uma excelente fonte vegetal de ômega-3 com aproximadamente 65% da sua composição. Diversos estudos sugerem que os ômegas presentes no óleo de chia possam intervir nas vias inflamatórias corporais, ajudando na redução de citocinas.

Uva
Na lista de frutas com polifenóis, a uva está em destaque. Rica em flavonoides, antocianinas, proantocianidinas, resveratrol e ácidos orgânicos, seu consumo regular pode contribuir para potentes efeitos antioxidante e anti-inflamatório a partir de diferentes ações: redução do estresse oxidativo, modulação das vias de ácido araquidônico e inibição de enzimas geradoras de citocinas pró-inflamatórias.

Menta
Os principais componentes ativos da menta, mentol e carvona, possuem atividades antioxidantes e anti-inflamatórias. O papel da menta, além desses benefícios, é o de garantir um toque saboroso e refrescante ao shot funcional.

Associando todos esses ingredientes de forma prática e eficiente na rotina de começo de ano, a Gaea Elementals traz ao mercado o Mighty Shot “Orange Blossom”: um shot funcional cuidadosamente elaborado com o objetivo de promover propriedades anti-inflamatórias, como alternativa para introduzir esses alimentos concentrados.

Gaea Elementals
Funcionalidade, inovação e sustentabilidade ‒ esses são os três valores fundamentais da marca, que desenvolveu produtos pensados para dar mais agilidade e qualidade à rotina de quem enfrenta os desafios da vida moderna. Isso a partir de ingredientes naturais e receitas exclusivas, disponíveis em cápsulas inovadoras e práticas que utilizam menos matéria-prima, portanto, gerando menos resíduos. Toda embalagem da Gaea Elementals carrega o selo Eu Reciclo 200%. Com essa parceria, os materiais utilizados nos produtos são retirados do meio ambiente em quantidade dobrada, por cooperativas de reciclagem, desse modo, gerando impacto ambiental negativo.
Conheça mais sobre os Mighty Shots de Gaea Elementals:
Acesse o sitehttps://www.gaeaelementals.com.br/
E confira o Instagram: https://www.instagram.com/gaeaelementals/

Por assessoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *