14 de junho de 2017

Especialista aposta no uso de bloqueios de impulsos sensoriais para eliminar a dor

sandra-santos-correia-banner

Aquela dor insuportável agora tem tratamento de caráter imediato. Um procedimento inovador é a indicação da especialista em Medicina da Dor, Dra. Sandra Santos. Conhecida como Bloqueio, a técnica consiste em interromper impulsos sensoriais de uma região do corpo específica, diminuindo ou até eliminando por completo a dor. O grande destaque fica por conta do uso da ultrason para localizar com mais facilidade e especificidade o nervo ,durante o bloqueio.

A médica – que também é especialista em acupuntura e anestesia – conta que há uma grande variedade de bloqueios para atuar em situações e contextos diversos. A maioria deles visa uma área bem específica, tendo como alvo um determinado nervo. Outros, menos específicos, visam áreas mais amplas. O exemplo mais comum deste procedimento mais abrangente é o bloqueio peridural com corticóide. A maioria inclui uma injeção de medicação, normalmente um anestésico local ou um antiinflamatório, que interrompem os sinais dolorosos ou diminu em a inflamação na área. “No caso dos bloqueios com anestésicos locais, a dose é mantida em uma pequena concentração, a fim de que somente a dor seja reduzida, mas não outras funções como o movimento dos membros”, observa a médica.

A ação dos bloqueios varia muito conforme cada paciente e dependendo das respectivas patologias envolvidas. O efeito pode acabar dentro de horas ou semanas. Em alguns casos, o efeito de se desligar os sinais dolorosos pode durar muito mais. Uma forma essencial de uso destas técnicas é o chamado bloqueio diagnóstico. Em seu consultório, na clínica Cendor (no Harmony Medical), este recurso vem sendo chamado de ‘mapeamento da dor’ – assim, as injeções servem inicialmente para se encontrar de maneira mais eficaz e específica o local de origem da dor. A partir desta primeira interv enção, o médico da dor pode elaborar a estratégia mais eficaz para o seu paciente.

Quando utilizado para o tratamento em si, os bloqueios podem fazer uma diferença significativa na diminuição ou até eliminação de condições dolorosas agudas ou crônicas. Um exemplo, neste caso, é o bloqueio simpático, que vem sendo utilizado no tratamento da Síndrome de Dor Complexa Regional.

Serviço:

Sandra Santos Correia

Medicina da Dor | Acupuntura

Cendor

Diretora técnica médica

CRM-AL 3425 RQE 1851/2240

Um Comentário em “Especialista aposta no uso de bloqueios de impulsos sensoriais para eliminar a dor

Maria Arabi
14 de julho de 2017 em 17:05

Minha filha tem 18 ano ,e está com muitos bloqueios,não quer fazer nada.por favor preciso de ajuda

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *