5 de maio de 2017

Monja inglesa Ani Zamba volta a Maceió para retiro e palestras

Sente-se. Acomode-se. Concentre-se. Perceba-se. Respire fundo. Pronto. É na meditação que a gente se encontra enquanto gente, enquanto ser vivo, enquanto parte do todo terrestre e universal.

monja-banner

É essa oferta que a Venerável Bhikkhuni Zamba Chözom faz neste mês de maio a todos os alagoanos. Ani Zamba, como é também conhecida, estará a partir desta sexta-feira (5) realizando um retiro espiritual em Maceió, indo até domingo (7). O local é à beira da praia de Ipioca.

Ele, o retiro, se atém à prática da atenção plena (mindfulness) – com os praticantes em total silêncio e se alimentando de comida ovo-lacto-vegetariana – e aborda técnicas de meditações, além do tema principal “Os 3 Pontos Essenciais que Atingem o Coração: Visão, Meditação e Conduta (de Garab Dorje)”.

A monja londrina, que foi aluna de Sua Santidade Dalai Lama e trabalhou com Madre Teresa de Calcutá, tem 47 anos no Budismo, passados em diversos países da Ásia. Seu enfoque não-sectário é voltado para a natureza da nossa consciência e a mente, tendo uma abordagem mais científica que religiosa.

Outros dois momentos também serão realizados em Maceió, porém na Clínica Lúmen, na Ponta Verde, nos próximos dias 8 e 10, respectivamente com palestras sobre liberdade e a confusão como caminho para o despertar.

A Dança das Emoções

Em 2013, Ani Zamba lançou o livro “A Dança das Emoções” transpondo para o papel os ensinamentos que repassava em suas aulas. As palavras em formato físico ganharam novos contornos, porque transitam com a ideia de fluidez do texto, bailando à frente do leitor.

Nele, ela explica como cada um, através da atenção plena, pode se guiar em meio a essas “energias que se movem”, as emoções, até chegarmos à sabedoria.

“É importante ver e compreender o valor de seus processos mentais como sendo a fonte de todas as suas experiências. Independente do nome e valor que dermos a isso, todas as nossas experiências, não importam como elas surjam – felicidade ou infelicidade – têm suas origens em processos psicológicos. Então, é imperativo compreender o que chamamos de mente e como ela funciona, se desejarmos atingir a felicidade genuína”, diz a venerável monja.

SERVIÇO
Retiro (5 a 7 de maio)
“Os 3 Pontos Essenciais que Atingem o Coração: Visão, Meditação e Conduta (de Garab Dorje)”
Local: Sítio Carababa – AL-101 Norte, km 16, bairro de Ipioca, Maceió-AL
Investimento: R$ 450 (dinheiro será revertido na alimentação, hospedagem, passagens aéreas de Ani Zamba e para os projetos sociais dela pelo Brasil). As inscrições são prévias e as vagas, limitadas.

Palestras
Dia 8 de maio – “O Que Significa Ser Livre? Compreendendo a Liberação”

Dia 10 de maio – “Usando a Confusão Como Caminho Para o Despertar”

Local: Clínica Lúmen, na Rua Prof. Sandoval Arroxelas, bairro de Ponta Verde, Maceió-AL

Horário: 19h

Investimento: R$ 50 (inscrições podem ser feitas no local)

Informações e inscrições

Telefone/WhatsApp: (82) 9.9958.5416
E-mail: dipamkaramaceio@gmail.com

Por Breno Airan
Foto: Wilton Ávila

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *